terça-feira, 29 de janeiro de 2019

3 E 4: Roteiro da História em Quadrinho + Construção da HQ


Roteiro da História em Quadrinho


a) Descrição do tema escolhido.


Violação dos direitos humanos e difamação


A pratica da difamação está muito presente na internet, onde os indivíduos se sentem livres para expressar suas opiniões sem pensar no outro, ou com a intenção de denegrir a sua imagem. Essa pratica acontece com frequência porque a internet é vista como "terra sem lei", onde acredita-se que não pode haver punição, porém de acordo com o código penal Art. 139 - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa. Existem muitos casos de difamação e violação dos direitos humanos no meio virtual, principalmente nas redes sociais, onde pessoas tentam sujar a reputação e/ou a honra uma das outras na internet. 


b) Apresentação dos personagens.

Diretora: Aurora,  Professora: Noemi, Turma do 3º ano, Alunos protagonistas: Davi e Luíza, Psicopedagoga: Helena.

c) Apresentação do ambiente (cenário).

Escola Pequenos Pensadores é a mais querida do bairro Por do sol.

d) Desenvolvimento da relação entre os personagens e o ambiente.

Davi é o aluno mais peralta da turma, Luíza a aluna mais aplicada, professora Noemi doce e justa, diretora Aurora solucionadora, Psicopedagoga é empática e a turma elétrica. 

e) Apresentação de uma situação problema.

Davi grava um vídeo de Luíza coçando a cabeça e automaticamente envia para o grupo da turma difamando-a de piolhenta. 

f) Ampliação da situação problema até chegar ao ponto alto da história.

Davi esqueceu que a Professora Noemi estava no grupo da turma, então a mesma levou o caso a direção que providenciou uma palestra de conscientização.

g) condução da história até a solução do problema e encerramento da história.

Aurora convida a Psicopedagoga Helena para mediar a palestra acerca do tema: Violação dos direitos humanos e difamação, a qual é bem aceita pelos alunos, onde alcança a comunidade.

https://www.pixton.com/comic/vjgeu64t


terça-feira, 22 de janeiro de 2019

2. TIC e História de Vida


Processo de inclusão digital 

O mundo digital tem se tornado de grande importância e uso nos dias atuais, nos trás facilidade e praticidade. Acabei conhecendo o mundo digital através de parentes que tinham computador, e a partir disso comecei aprender a utilizar as redes e funções nele contida. Como as tecnologias se tornaram parte fundamental do nosso dia-a-dia e da nossa sociedade, despertei o interesse na área da tecnologia e da comunicação poque acredito que elas são essenciais na minha formação como pedagoga e pode ser muito proveitosa no meu futuro meio de trabalho, utilizando-as de diversas formas para enriquecer meu oficio.

O uso das TIC no meio universitário, para mim, tem sido inovador e desafiador, pois apesar de conhecer a área percebi que é um conhecimento superficial e que preciso aprofundar meu conhecimento para assim ser uma profissional mais capacitada para o mercado de trabalho e ter meu conhecimento mais enriquecido. Tenho grandes dificuldades nas TIC por não ter tido tanto interesse em aprender sobre elas anteriormente, nas aulas comecei a entender o quanto o uso das tecnologias são importantes e é algo que tem se tornado comum em praticamente todas as áreas de trabalho, então se vê assim, o quão importante as tecnologias estão se tornando.



O lado mais positivo da TIC na minha opinião é a imersão em um mundo imenso de conteúdos e caminhos que estão abertos para serem explorados, é a oportunidade de conectar ideias e pensamentos, de conhecer novos meios e inovações, de até mudança de ideias, de transferência de conhecimento, de agregação de informações e tantas outras vantagens contidas no meio tecnológico. E a partir disso, as TIC geraram em mim uma mudança de visão e de aprendizado, contribuíram para que eu passasse a dar importância as tecnologias, para que eu buscasse novos meios de aprender e por fim, acabei otimizando meu processo de aprendizagem através das TIC. E no meio acadêmico, as TIC acabam gerando praticidade,se tornam um meio para se obter novidades, notícias, atualização de fatos e saberes diversos ao redor do mundo.

Em suma, o uso das tecnologias podem ser muito proveitosos se os indivíduos utilizarem de maneira adequada, pois o uso inadequado das TIC podem gerar uma onda de informações erradas e não verídicas, podem causar danos a outros usuários, pode gerar prejuízos a outros e a si próprio e também pode acarretar em vício por parte do usuário. Mas a utilização das TIC de maneira adequada tem por consequência, como já dito anteriormente, a praticidade, troca de informações, a agregação de conteúdos e a comunicação eficaz. 


Violações de direitos humanos / Difamação



Violações de direitos humanos/ Difamação



A tecnologia nos proporcionou ao longo do tempo muitos benefícios, como forma de facilitar o dia a dia, como por exemplo as redes sociais. Quando usada de forma prudente e consciente, serve para estreitar a comunicação entre as pessoas e proporcionar liberdade de expressão. Porém se usada da forma mal intencionada pode gerar muitos transtornos.

Resultado de imagem para difamação nas redes sociais é crime



A pratica da difamação está muito presente na internet, onde os indivíduos se sentem livres para expressar suas opiniões sem pensar no outro, ou com a intenção de denegrir a sua imagem. Essa pratica acontece com frequência porque a internet é vista como "terra sem lei", onde acredita-se que não pode haver punição, porém de acordo com o código penal Art. 139 - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa. Existem muitos casos de difamação e violação dos direitos humanos no meio virtual, principalmente nas redes sociais, onde pessoas tentam sujar a reputação e/ou a honra uma das outras na internet. 

É necessário entender que o outro como ser humano necessita ser respeitado  sendo assegurado pela lei quanto a isso.  O ato de difamação é um dos casos que interfere intimamente na vítima, afetando sua estima, atingido negativamente no que o outro acredita do que se é.


quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

1. Construção do blog da dupla/trio (apres. + foto)



Olá pessoal!

Sejam bem-vindos ao nosso blog.


Eu sou Andressa Rodrigues (a do meio), tenho 18 anos, sou de Maceió/Al, sou casada, tenho 3 gatinhas e estou no primeiro período do curso de pedagogia na Ufal.. Escolhi o curso de pedagogia porque me interessei em trabalhar com crianças, mas ao conhecer mais sobre o curso e sobre as opções que nele existem, decidi me especializar em psicopedagogia e conhecer mais o ramo da psicologia.

Olá, eu sou Maria Tereza (a de verde), tenho 22 anos, sou de Maceió/AL, solteira, curso o 5º período de Pedagogia na Universidade Federal de Alagoas - Ufal, não tinha pego essa disciplina antes pelo fato de não ter vaga. .. Escolhi Pedagogia devido a uma resposta de Deus e por me encontrar no curso e curiosidade pelas áreas que o mesmo possibilita. Estou estagiando pela manhã em uma escola com crianças e a tarde sou estagiária na área de Pedagogia empresarial,  tenho interesse de conhecer cada vez mais a Pedagogia e onde ela pode se meter (risos).

Sou Lais Fernandez (a de cinza), tenho 30 anos, sou de Maceió-AL, casada, tenho 1 filho, cursando primeiro período de Pedagogia na Ufal. Escolhi o curso porque sou apaixonada por criança, pelo universo infantil como todo, e senti a necessidade de me capacitar para contribuir com o desenvolvimento educacional do meu estado.

CORDEL TERRREMOTOS

https://www.youtube.com/watch?v=BI_V5BQawUQ ACONTECE EM NOSSOS DIAS EM QUASE TODA HUMANIDADE COM TANTAS CATÁSTROFES SEM DÓ NEM PIE...